Por que o ouro é tão valioso?



Todos nós já ouvimos a história de que, nos tempos antigos, o sal era tão valioso que era usado como meio de pagamento, quando os humanos começaram a negociar, usavam a permuta, ou seja, a troca de um produto por outro, mas surgiu um problema:  
O que acontece se você tem algo que eu não quero ou tenho algo que você não quer? "Por causa disso, surgiu a idéia de usar algo que todos nós reconhecemos como" útil ", e o sal começou a ser usado.

Agora, hoje, todos sabemos que o livro é valioso, mas por quê? Por que não outro? Temos 118 elementos na tabela periódica. A resposta é incrível: PORQUE SIM.

O ouro não tem valor por si só, nós humanos o demos arbitrariamente, mas por quê? 
Para isso você tem que ver a tabela periódica:



Nosso objetivo é encontrar um material:
  • Fácil de transportar (não como urânio)
  • Fácil de medir, dividir, empilhar (não gosto de água, nunca ouvi alguém dizer "tenho 3 águas")
  • Estável, não reaja ao contato de nada (como o cloro com sódio)
  • Que não se deteriora (como o ferro, que oxida)
  • Facilite a medição (não como madeira, porque a árvore depende, a densidade é diferente)

Então nós removemos os elementos líquidos porque é difícil fazer moedas com isso.
Alguns são diretamente venenosos como mercúrio ou bromo, não penso muito na ideia de carregá-los no bolso.

Devemos também descartar plutônio, urânio ou tório, já que eles são instáveis, radioativos e basicamente morreríamos quando nos aproximamos.

Então, nós continuaríamos com os gases, metais que são oxidados e um longo etc. Se virmos uma tabela periódica, veremos que ambos os elementos da esquerda e da direita não são úteis, por isso temos que nos perguntar: E o meio?

Para extrair titânio e zircônio, você precisa de pelo menos 1000º Celsius. Ferro, alumínio ou cobre são oxidados com água e ar, são de curta duração. A água e o ar não são pequenas, mais de 30 elementos são oxidados por isso, fazendo com que a lista seja drenada muito.

Há alguns, como a famosa platina, mas infelizmente são necessários mais de mil quilos de minério para extrair uma onça (28,7 gramas) e também precisamos de temperaturas muito altas para extraí-la.

Ficamos então:   prata e ouro  . Ambos são escassos (mas não tanto), estáveis ​​(embora a prata tenha um problema que eu já explico mais tarde) e são fáceis de manipular para criar moedas ou lingotes. 
Ambos são bons, não é à toa que ambos foram usados ​​por milhares de anos, digo, na Roma antiga e em diferentes impérios, cobre ou outros foram tentados, mas apenas prata e ouro resistiram ao teste do tempo.

No entanto, a prata, se não for mantida em condições ideais (algo que nunca acontece se considerarmos que ser um meio de valor que as pessoas irão levá-las de um lugar para outro) também desaparecerá com a passagem do tempo com o contato com o ar. .



E finalmente, o campeão: ouro.  É muito louco, porque é quimicamente o "menos interessante" (é uma expressão) e é precisamente isso que o torna particularmente precioso.
Não tem valor em si (por si só), nós demos a nós mesmos. É estável, maleável, duc
telha, portátil, não é venenoso, não brilha no escuro. É perfeito.

Então você sabe, o ouro não vale nada, então se você quiser me dar uma pequena conversa comigo em particular e eu passo meu endereço, saudações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprende a Dibujar Cómic – 10 Volúmenes

Por que meus cotovelos coçam

Eu machuquei o Coxis quando estou sentado, o que pode ser? Como eu me acalmo?