O que é o uTorrent e como usá-lo
Desde que a internet chegou às nossas casas, as possibilidades de acessar conteúdos infinitos na web aumentaram exponencialmente. Cerca de dez anos atrás, vimos quase impossível controlar um computador localizado do outro lado do planeta remotamente do nosso sofá, com qualidade suficiente para trabalhar confortavelmente e sem cortes. E hoje em dia, com um computador e conexão à Internet, podemos fazer o impensável.

Claro, há muitas maneiras de compartilhar arquivos, mas hoje vamos construir o torrent. O torrent é apenas um tipo de downloads p2p, ou o que é o mesmo, peer to peer. Isso, na linguagem de Cervantes, significa nada mais do que compartilhar arquivos entre duas máquinas ou usuários . E o gerenciador de torrents mais conhecido é o uTorrent , sobre o qual vamos falar hoje. Isso nos permitirá compartilhar arquivos, bem como baixar e permitir que outros baixem o que quisermos . Continue lendo e não perca detalhes para aproveitar ao máximo essa ferramenta útil.
A primeira coisa a ter em mente é que o uTorrent está disponível para Mac, PC e Linux . Teremos que entrar em seu site oficial e clicar no botão verde que vamos encontrar para baixá-lo. O processo será iniciado automaticamente, baixando o instalador apropriado para o nosso sistema operacional. Uma vez baixado, basta seguir os passos que o instalador nos mostra para que, finalmente, o uTorrent seja aberto e funcione em nossa máquina.

Ao abrir o programa pela primeira vez, em sua tela principal , veremos três partes claramente diferenciadas . O mais importante é o espaço de download , onde teremos informações diferentes sobre cada download que temos em andamento, como veremos mais adiante. No lado esquerdo, teremos a barra lateral , onde podemos discriminar quais arquivos vemos na tela de acordo com seu status: download, concluído, ativo, inativo ou todos. Na parte inferior da tela, teremos um painel de informações com várias guias, onde podemos escolher informações como a velocidade de carregamento e descarregamento em tempo real graficamente,informações gerais sobre o arquivo em questão, as pastas para as quais ele é composto e assim por diante.
É muito importante, uma vez que o programa esteja instalado e antes de começar a usá-lo , que façamos uma configuração correta do mesmo. Desta forma, a experiência do usuário será mais satisfatória , ganhando velocidade em downloads e tendo todo o nosso conteúdo muito mais organizado. São cinco minutos vale a pena investir nesta série de coisas que explicamos abaixo.

Na seção geral do menu de preferências, teremos opções diferentes que podem ser explicadas por eles mesmos. Opções como o início automático do aplicativo ao ligar o nosso equipamento, perguntar antes de sair , iniciar os downloads automaticamente ou o idioma , por exemplo. Em suma, os ajustes básicos de uso que o programa nos permite.

Outra das opções mais importantes para o bom funcionamento do uTorrent é a configuração da largura de banda . Normalmente o uTorrent gerencia automaticamente (com a primeira caixa marcada), mas podemos decidir isso manualmente. Bem, se você não quer que os downloads de torrent sejam feitos com toda a largura de banda da sua rede, ou porque você quer limitá-lo para que ele não exceda um certo número, você pode ajustar cada valor manualmente , tanto para download quanto para upload. Se você tem uma taxa de internet com uma certa quantidade de dados limitados , existe uma opção chamada taxa limite , na qual você pode configurar a quantidade de dados que você permite que o programa compartilhe, seja em ascensão ou queda, em um determinado período de tempo.

E finalmente, a possibilidade de configuração que pode ajudá-lo ao gerenciar downloads com o uTorrent é o seu programador . Na aba que leva seu nome, você só tem que ativar a caixa e então você pode configurá-lo ao seu gosto. Cada célula corresponde a um intervalo de uma hora durante cada dia da semana e possui um código de cores com quatro opções diferentes: ilimitado, limite ativado, somente semeadura e programa desativado . Com isso você pode configurar a atividade do programadependendo da carga que é normalmente na rede da sua casa, permitindo ao trabalhar com o computador uTorrent não exceda um limite definido por você na parte inferior da tela, enquanto que em horas de baixa utilização de rede, tem a velocidade ilimitada.
Depois que o aplicativo estiver configurado, é hora de iniciar um download. Para poder fazer o download com o uTorrent, primeiro precisamos ter o arquivo .torrent do que queremos baixar. Este arquivo com a extensão .torrent nada mais é do que um pequeno documento que, quando aberto com o uTorrent, fornece as informações básicas sobre o que você deseja obter e de onde você deve baixá-lo. Podemos obtê-los através da rede , nas típicas páginas de "download de músicas e filmes". Neste post não vamos nomear nenhum, eles estão sujeitos a uma mudança constante e, talvez dentro de um tempo, eles não estão mais disponíveis.
Mas basta uma pequena pesquisa no Google basta escrever o que queremos baixar com o sobrenome "torrent" e não será fácil encontrá-lo. Nós apenas temos que baixar este arquivo com uma extensão .torrent e, quando aberto, o uTorrent cuidará do resto.

Uma vez aberto com o uTorrent, ele aparecerá na tela de download. As informações essenciais a ter em conta são:
- O nome do arquivo que estamos baixando
- A barra de progresso do download, em até cem
- O status do download, pois haverá arquivos que estão inativos por um determinado período de tempo
- A velocidade de carga e descarga , localizada na guia "Velocidade" do painel inferior.
Com esses dados podemos monitorar em tempo real o status do nosso download. Quando a barra de progresso estiver completa e atingir 100%, será indicativo de que nosso download foi concluído, portanto, já teremos o arquivo na pasta que indicamos como um destino nas preferências do uTorrent. Somente teremos que abri-lo com o programa correspondente e aproveitá-lo em nossa equipe.
Comentários
Postar um comentário